Jan Pipal
Violino
Jan Pipal, nasceu em 1975, em Praga, República Checa, cidade onde aos oito anos de idade iniciou os estudos de violino. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música de Praga, onde estudou com os professores Vaclav Benda, J. Novakova e P. Kudelasek.
Entre 1992 e 1993 estudou com o professor N. Lalov na Academia de Música do Monte de Estoril, altura em que ganhou o primeiro prémio no Concurso da Juventude Musical Portuguesa. Participou em vários cursos de aperfeiçoamento musical em violino com professores como Zachar Bronn, Valentim Stefanov, Howard Beebe (aluno de Ivan Galamian), entre outros.
Trabalhou com diversas orquestras, nomeadamente Musici de Praga, Musicis Praguensis com a qual fez várias digressçes pela Europa. No ano de 1997 ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), onde começou a estudar com o professor Radu Ungureanu. No mesmo ano ingressou na Orquestra Filarmónica das Beiras como 1º violino.
Participou nos Festivais do Algarve e em Guyenne, França, sob a direcção de Fernando Eldoro. Em 2000 foi convidado a participar no Ensemble "Remix"da Casa da Música, para efectuar gravações e concertos no Festival de Música de Aveiro, executando obras de compositores contemporâneos portugueses como João Pedro Oliveira, Sara Carvalho, entre outros.
Como concertino da Orquestra Sinfonietta da ESMAE participou no intercâmbio entre as duas capitais europeias da cultura, em 2001, Porto e Roterdão, efectuando concertos na Holanda e em Portugal (Porto, Sta. Maria da Feira, Coimbra e Estoril). No mesmo ano de 2001, obteve 20 valores no exame final de violino do Bacharelato na ESMAE.
Leccionou na Academia de Música de Sta. Maria da Feira e foi concertino assistente na Orquestra Académica do Porto e Orquestra de Câmara de Coimbra, onde actuou como solista, executando "As quatro Estações" de Vivaldi em três concertos.
Em Junho de 2002 ingressou na Orquestra do Algarve como co-principal de 2º violino e em 2003, iniciou o ensino de Violino na Academia de Música de Tavira e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
Conservatório Regional do Algarve Maria Campina